Caiu num golpe com Pix? O que fazer para denunciar e recuperar o dinheiro

Atualizado em 22/04/2024

Passo a passo para denunciar

O que fazer caso não consiga o estorno

Denuncie também nos canais do golpe

Como denunciar um golpe do Pix

  1. Peça IMEDIATAMENTE a devolução do Pix no seu Banco.
    • O primeiro passo para golpes com Pix é entrar em contato com o seu Banco por telefone ou chat do aplicativo, falar que caiu em um golpe e pedir a devolução do dinheiro na conta de destino.
    • Anote o protocolo do atendimento em que você solicitou a devolução do dinheiro no seu Banco. Você pode precisar dele futuramente para comprovar seu pedido de devolução.
    • O nome técnico da solicitação de bloqueio do dinheiro de um golpe é MED (Mecanismo Especial de Devolução do Pix). Porém, nem sempre o atendente do seu Banco conhece o termo “MED”, por isso diga que caiu num golpe e que quer que ele solicite a devolução do Pix no Banco de destino. Lembrando que o MED não pode ser usado em casos de transações feitas por engano.
    • Seu Banco tem até 30 minutos para registrar uma notificação de infração no Banco Central, bloqueando imediatamente o valor no Banco de destino (podendo ser parcialmente caso não haja saldo suficiente na conta).
    • Importante: não espere para ir presencialmente na agência, pois seu gerente não consegue pedir a devolução de um Pix.
    • Contatos para acionar o MED no seu Banco: Banco do Brasil Bradesco | C6Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros
  2. Faça uma denúncia no Banco de destino através do SOS Golpe.
    • Você faz sua denúncia gratuita na central do SOS Golpe em menos de 3 minutos.
    • SOS Golpe analisa as informações enviadas e faz um pedido por email de bloqueio do valor e da conta no Banco de destino.
    • Importante: A denúncia do SOS Golpe é complementar ao passo anterior (MED) porque enriquece com mais informações sua denúncia no Banco de destino aumentando as chances de devolução do dinheiro do golpe.
  3. Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) online do golpe do Pix.

O que fazer caso não consiga a devolução em 7 dias

Após seu Banco ter acionado o MED (Mecanismo Especial de Devolução do PIX), o Banco de destino bloqueia imediatamente o valor (total ou parcial) na conta e tem um prazo de até 7 (sete) dias para analisar a solicitação de devolução.

Se for comprovada a fraude e ainda tiver saldo na conta de destino, o dinheiro será devolvido na sua conta. 

Como os criminosos costumam esvaziar rapidamente a conta de destino, infelizmente não há garantia de recuperação de 100% dos prejuízos após um golpe do PIX.

Se você não receber o dinheiro de volta, você ainda pode tentar outras medidas administrativas:

⚠️  Reclamar na Ouvidoria: caso o seu Banco ainda não tenha respondido sobre o pedido de devolução do valor.

Contatos da Ouvidoria do seu Banco: Banco do Brasil Bradesco | C6 Bank Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros

⚠️  Reclamar no Banco Central: explicando o golpe e pedindo para saber se a conta de destino era falsa ou laranja (alugada).

⚠️  Reclamar no Consumidor.gov.br: explicando o ocorrido, descrevendo toda a jornada da denúncia e pedindo a devolução do dinheiro no Banco de destino.

⚠️ Reclamar no Procon da sua cidade

Caso nenhuma medida administrativa tenha surgido efeito, você pode acionar um advogado especializado em golpes e entrar com uma ação na Justiça para tentar conseguir seu dinheiro de volta por vias legais.

Dica: realizar todos os passos administrativos aumentam a chance de sucesso do processo.

Denuncie também nos canais do golpe

Denunciar o canal do golpe não aumenta suas chances de conseguir o dinheiro de volta, porém ajuda a evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.

🟢 Whatsapp: preencha o formulário do WhatsApp. Depois de preencher, acesse a conversa com o golpista, clique no número de telefone e, em seguida, selecione ”Denunciar contato” > ”Denunciar e bloquear”.

Telegram: na mensagem com o golpista, toque na foto ou nome do usuário >. selecione “Bloquear” e depois “Denunciar” > selecione a categoria como “Falsa Identidade” > conte sobre o golpe e inclua capturas de tela das mensagens.

🟣 Instagram: vá até o perfil do golpista e, no canto superior direito, clique nos três pontinhos. Clique em denunciar, selecione ”Algo sobre essa conta” e depois de clicar em ”Outro motivo”, clique em ”Golpe ou fraude”.

🔵 Facebook: basta acessar o perfil ou a página que deseja denunciar, clicar nos três pontinhos sob a foto de capa, selecionar ”Obter apoio ou denunciar” e seguir as instruções do Facebook.

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