Movimento
Guardião Prateado

Protegendo quem mais perde com golpes digitais: os brasileiros 60+

Infográfico com a frase 'SOS GOLPE' no centro, circulado por desenhos de pessoas idosas, indicando foco na prevenção e recuperação de golpes contra idosos.
Sou instituição financeira
Outras instituições

O Movimento conecta vítimas, instituições financeiras e órgãos parceiros na rede colaborativa e gratuita do SOS Golpe para prevenir e acelerar a recuperação de vítimas 60+, com inclusão, dados e tecnologia.

Sobre o Movimento

Mais de 38 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos e esse grupo é o que mais perde dinheiro com golpes digitais, não porque cai mais, mas porque perde cinco vezes mais por golpe do que os mais jovens.

O Movimento Guardião Prateado, iniciativa da Silverguard dentro do programa Finanzas Plateadas, criado pela Sparkassenstiftung Alemana e com apoio do BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento), une instituições em torno de um objetivo comum:

Transformar o Brasil em um país seguro para todos os brasileiros 60+.

Infográfico sobre prejuízo médio de vítimas de acidentes envolvendo pessoas com 60 anos ou mais, estimado em R$ 4.820, destacando que é cinco vezes maior do que para pessoas de 18 a 24 anos, com ilustrações de quatro idosos de diferentes idades e estilos.

Como funciona

Ao assinar a Carta Compromisso, a instituição integra oficialmente o Movimento, sem custo, comprometendo-se com ações de prevenção e sendo reconhecida publicamente como
Guardião Prateado: símbolo de proteção digital para o público 60+.

Tabela comparando ações de prevenção e recuperação contra golpes para o público 60+, incluindo recebimento de boletins, campanhas educativas e denúncias.

Reconhecimento

Ao aderir ao Movimento, a instituição ganha o direito de exibir o Selo Guardião Prateado em seus canais e materiais institucionais, reforçando sua imagem de proteção financeira digital e compromisso com o público 60+. 

A marca também será destacada nas comunicações oficiais do Movimento, ampliando sua visibilidade como exemplo de responsabilidade e confiança.

Selo com escudo e texto dizendo "Selo Guardião Prateado" e "Protegendo vítimas 60+ de golpes"

Sou instituição financeira e quero fazer parte do Movimento Guardião Prateado

Sua instituição passará a receber boletins de top golpes 60+, denúncias de vítimas 60+ e poderá exibir o Selo Guardião Prateado.

Preencha os dados e baixe a Carta de Compromisso:

Não sou instituição financeira e quero fazer parte do Movimento Guardião Prateado

Se sua organização atua com tecnologia, mídia, educação financeira, inclusão digital ou proteção ao consumidor, você também pode apoiar o Movimento Guardião Prateado — amplificando a prevenção e o alcance das campanhas de prevenção.

Preencha os dados que entraremos em contato: