Canal de Denúncia da Silverguard
Na Silverguard, nosso compromisso com a integridade e a transparência é inabalável. Para manter um ambiente de trabalho ético, disponibilizamos o Fala Silva: um canal de escuta seguro e acessível, disponível via e-mail ou formulário. As comunicações podem ser feitas de forma anônima e serão tratadas com confidencialidade, segurança e imparcialidade.
Não é necessário saber se uma situação específica é uma violação, mas é necessário levantar preocupações e comunicar qualquer situação que possa representar alguma violação.
Para que utilizar o Fala Silva?
Tirar Dúvidas: Utilize o canal para esclarecer qualquer dúvida sobre o Código de Conduta, políticas da empresa ou questões relacionadas à ética e conduta profissional.
Enviar Sugestões: Sua opinião é valiosa! Contribua com sugestões para melhorar nosso ambiente de trabalho, práticas e políticas.
Fazer Denúncias: Se você identificar ou presenciar condutas antiéticas ou violações do Código de Conduta, o Fala Silva é o local apropriado.
Fazer Reclamações: O canal também é destinado a receber reclamações relacionadas à empresa ou seus serviços.
Canais de contato do Fala Silva:
Formulário: Canal Fala Silva
E-mail: [email protected]
Quem pode utilizar o Fala Silva?
Todos os integrantes do time, fornecedores, parceiros e clientes têm acesso ao Fala Silva. O canal é seguro e permite que você faça relatos anônimos sobre situações que violem nosso Código de Ética e Conduta ou a legislação vigente.
Outros Canais:
Assuntos envolvendo clientes da Silverguard devem ser encaminhados internamente ao nosso Comitê de Compliance ([email protected]), e não ao Fala Silva.
Insatisfação ou reclamação em relação à rotina de trabalho, ao trabalho em si ou a respeito de colegas. Nesses casos, converse com o seu gestor imediato ou, se preferir, encaminhe um email para [email protected], que transmitimos a mensagem ao time de Pessoas.
Solicitação de apoio psicológico ou emocional também pelo e-mail: [email protected]
Fluxo de Processamento de Denúncias
1 — A log.law/externo independente que atua no recebimento, na análise preliminar, no enquadramento e no encaminhamento de relatos ao *Comitê de Ética. Não são envolvidos membros do Comitê que apresentem algum conflito de interesse relacionado ao relato e/ou aos envolvidos.
2 — Todos os relatos recebidos, independentemente do meio utilizado, são registrados e tratados pelo Comitê de Ética.
3 — Para cada relato recebido, é estabelecido um plano de investigação e são acionados investigadores internos e externos, a depender do caso, que também pode exigir análise multidisciplinar.
4 — Feita as apurações possíveis, o Comitê de Ética decide sobre a procedência ou não do relato e toma as ações que julgar pertinentes.
5 — O processo de recebimento até a conclusão da denúncia ocorrerá no menor prazo possível, com duração média de 90 dias, podendo exigir um prazo maior de acordo com a complexidade da situação.
O denunciante que se identificar pode acompanhar por e-mail o status do processo para saber se o relato foi recebido, encaminhado para análise, está em análise ou foi concluído. As informações serão mantidas em confidencialidade.
6 — Em prol da transparência e da efetividade do Fala Silva!, o Comitê de Ética divulgará trimestralmente dados do canal (preservando a confidencialidade das informações sobre cada caso), como: número de relatos recebidos e resolvidos, tempo médio de resolução, tipos de violações e evolução do histórico de dados.
Importante: Caso a Silverguard seja identificada como suspeita em um caso de fraude, o Comitê de Ética será informado para que realize as investigações necessárias, bem como notificará prontamente o cliente sobre o incidente e as medidas corretivas cabíveis, sem prejuízo das demais consequências previstas por lei.
*Comitê de Ética: Composto por CEO, CMO, CTO, Responsável pela área de Pessoas & Cultura e Departamento jurídico. O Comitê supervisiona a implementação do programa de Compliance, investiga violações ao Código e aplica as sanções cabíveis.