Golpe do site falso

Atualizado em 06/12/2023

Nesse tipo de fraude, os golpistas criam páginas da web que imitam sites legítimos para roubar dados ou aplicar o Golpe do PIX.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

O que é o Golpe

Exemplos para conhecer

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o site falso?

Um site falso é uma página criada na internet para imitar um site legítimo, com o objetivo de enganar pessoas e obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, código de segurança (CVV) e outras informações pessoais.

Esses sites podem se passar por bancos, lojas online, empresas de serviços públicos e outras organizações que solicitam informações pessoais.

Exemplos para conhecer

➡️Roubo de identidade: envolve o uso indevido do nome e informações pessoais de alguém. Essas informações podem ser usadas para abrir contas em nome da vítima, solicitar empréstimos ou cometer outros crimes financeiros.

➡️Instalação de Vírus: os criminosos enviam e-mails ou mensagens de texto falsos que parecem ser de uma empresa legítima, com o objetivo de obter informações pessoais ou financeiras do usuário.

Eles podem solicitar que o usuário clique em um link malicioso ou faça o download de um arquivo infectado com vírus usado para espionar as atividades no celular e no computador e roubar dados.

➡️Pagamento antecipado: os criminosos exigem pagamentos antecipados, normalmente via PIX, por produtos ou serviços inexistentes, usando sites falsos ou anúncios enganosos.

Como se proteger do Golpe do site falso

Agora que você já entende o que é um site falso e as técnicas usadas pelos golpistas, veja como evitar cair nesses golpes.

  1. Pesquise e verifique a reputação do site: leia avaliações de outros usuários, verifique se há reclamações sobre a empresa ou indícios de fraudes.
  2. Verifique a segurança da conexão: certifique-se de que o site possui uma conexão segura antes de inserir informações sensíveis, como dados de pagamento.

    Procure pelo ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador e verifique se o URL começa com “https” em vez de “http”.
  3. Não clique em links recebidos por meio das redes sociais: Mesmo que você receba um link aleatório de uma pessoa conhecida no WhatsApp ou em outra rede social, desconfie e não clique.

    Criminosos usam links falsos para capturar imediatamente informações pessoais e bancárias

Como denunciar uma tentativa de Golpe do site falso

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de avaliações: 5

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.