Golpe do PIX com Advogado falso que finge ter ganho processo

Atualizado em 14/06/2023

Conheça sobre o Golpe do PIX do Advogado onde o golpista finge ter acabado de ganhar um processo real de clientes de escritório de advocacia e pede honorários via PIX.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do PIX Advogado falso que finge ter ganho processo

O Golpe do PIX: Advogado é uma abordagem criminosa na qual o golpista utiliza o nome verdadeiro de advogados e número de identificação de processos que realmente existem para roubar dinheiro de clientes ou indivíduos que possuem processos na Justiça.

Nesse golpe, o golpista se apresenta como um advogado ou funcionário de escritório de advocacia real comunicando um suposto ganho em uma ação judicial e solicita que a vítima efetue um pagamento para que o valor do processo seja liberado.

O golpe geralmente começa com uma ligação telefônica, email ou mensagem pelo WhatsApp, onde os golpistas se passam por advogados que acabaram de conseguir ganhar um processo real que está em trâmite e dão a notícia à vítima. Geralmente, os golpistas conseguem as informações do processo e contato do requerente da ação judicial pela internet.

O objetivo é fazer a vítima acreditar nessa história e efetuar o pagamento de uma quantia via PIX para liberar o valor ganho. Com a perspectiva de ter acabado de receber um grande valor pelo processo e um sentimento de agradecimento ao suposto advogado, muitas pessoas acabam caindo nesse golpe sem nem perceber. Depois que o pagamento é feito, o golpista some como dinheiro da vítima.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do PIX Advogado falso que finge ter ganho processo

➡️ Começa com uma ligação telefônica ou uma mensagem de WhatsApp, na qual o falso advogado informa o suposto ganho em uma ação judicial;

➡️ Existe insistência e pressa na solicitação do suposto depósito que libera o valor total;

➡️ Após o pagamento, o falso advogado para de responder ou simplesmente some.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe

  1. Verifique a confiabilidade da ligação ou da mensagem, se for de algum número desconhecido desconfie;
    ⚠️ Dica: Antes de seguir conversando por ligação ou mensagem de texto pelo WhatsApp, vá ao site oficial do escritório de advocacia, ligue para lá e confirme a história.
  2. Desconfie da insistência e urgência de quem envia a mensagem, normalmente os processos não se resolvem da noite para o dia e existe um prazo viável para pagamento de taxas;
  3. Evite fazer pagamentos solicitados repentinamente ou fornecer informações confidenciais, como senhas e dados bancários.

Como denunciar uma tentativa de Golpe com Advogado falso?

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.