Como evitar o golpe da OLX que clona WhatsApp

Atualizado em 29/01/2024

Descubra como funciona o Golpe da olx que muitas vezes viram um Golpe PIX que vem se tornando cada vez mais comum em sites de classificados como OLX e Mercado Livre.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe da OLX que clona WhatsApp

No golpe da OLX que clona WhatsApp, o golpista se passa por um funcionário da plataforma e solicita uma verificação de anúncio para manter o anúncio ativo. O objetivo do golpista é conseguir clonar o WhatsApp da vítima para depois aplicar outros golpes, geralmente pedindo dinheiro emprestado para a sua lista de contatos.

Como funciona

Tudo começa quando o golpista envia uma mensagem pelo WhatsApp se identificando como um funcionário da equipe de atendimento da plataforma e informa a necessidade de realizar uma verificação de autenticidade no anúncio para mantê-lo ativo.

O perigo mora justamente nessa suposta verificação. O golpista pede para a vítima confirmar o código de 6 dígitos enviado via SMS. Esse código é na verdade a chave de acesso imediato ao WhatsApp e, uma vez que o golpista tem acesso a ele, o WhatsApp é clonado.

A partir daí, o golpista consegue acessar a lista de contatos da vítima sem levantar suspeita e começa a pedir dinheiro, normalmente via PIX.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Como se proteger

Para se proteger do golpe da OLX que clona WhatsApp, siga estas dicas:

  1. Verifique a reputação do vendedor e evite comprar de vendedores sem histórico ou sem avaliações em sites de compra e venda, como OLX, Mercado Livre, Marketplace do Facebook etc.

    ⚠️ Dica: Caso uma pessoa conhecida te aborde vendendo algum produto ou serviço pelo Instagram ou WhatsApp, também desconfie. O golpista pode estar com acesso ao perfil do seu familiar e amigo. Neste caso, faça uma ligação e pergunte se realmente é ele que está vendendo pela internet.
  2. Desconfie do anúncio caso o preço esteja muito abaixo do mercado ou se estiverem vendendo algum produto já esgotado nas lojas oficiais.

    Em geral, os golpistas utilizam de momentos de entusiasmo, como épocas festivas, a possibilidade de conseguir um ingresso para a final de um jogo de futebol importante, ou um show que todos seus amigos estão indo.
  3. Evite fazer pagamentos antecipados por PIX na compra online de produtos ou serviços.

    ⚠️ Dica: Caso o vendedor insista muito em receber o dinheiro antes de entregar o produto ou serviço, negocie um sinal de 10% ou 15%. Assim você verifica a intenção do vendedor e diminui o risco de cair em um golpe.

Como denunciar uma tentativa de Golpe da OLX

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 2

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.