Golpe do PIX: Mensagem falsa de conta bloqueada em marketplace

Atualizado em 27/10/2023

Entenda o que é e como funciona o Golpe do PIX que acontece através de uma mensagem disfarçada de aviso de conta bloqueada em Marketplaces, sites de compra e venda tipo OLX, Mercado Livre e Marketplace do Facebook.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do Marketplace

Este é um golpe que acontece com pessoas que vendem produtos e serviços em sites de classificados, como a OLX, Mercado Livre, Marketplace Facebook etc. O golpista geralmente encontra o contato da vítima nos próprios anúncios do vendedor que deixam seu número de WhatsApp para tirar dúvidas dos compradores.


‘’Sua conta foi bloqueada e para regularizar a situação é necessário pagar” é tudo que você precisa ler para começar a desconfiar do Golpe do Marketplace. Nele, o golpista envia uma mensagem via WhatsApp para o anunciante se passando por um funcionário da Central de Atendimento do site (OLX, Marketplace Facebook e Mercado Livre) dizendo que para reativar a venda dos produtos e serviços será necessário pagar uma taxa, via PIX.

Como argumento do motivo do bloqueio, os golpistas informam que a conta do usuário foi bloqueada devido a atividades suspeitas e que é necessário tomar medidas imediatas para reativá-la. O suposto funcionário então solicita o pagamento de uma taxa de desbloqueio, prometendo que o dinheiro será devolvido assim que a conta for desbloqueada.

No entanto, assim que o anunciante paga essa taxa o golpista some, bloqueando o contato da vítima pelo WhatsApp.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpes do PIX do Marketplace

Abaixo, separamos alguns exemplos para você entender como o Golpe do Marketplace acontece:

➡️ Recebimento de emails e mensagens informando bloqueio na conta e sinalizando urgência para resolver o problema.
➡️ Exigência de preenchimento e/ou confirmação de dados pessoais ou financeiros através de email ou mensagens.
➡️ Cobrança de uma taxa para reativação da conta.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe do Marketplace

  1. Desconfie de mensagens de funcionários diretamente no seu WhastApp. Quando há algum bloqueio de conta, geralmente sites como OLX, Mercado Livre e Marketplace Facebook enviam notificações pelo próprio aplicativo ou plataforma.
  2. Desconfie de mensagens pedindo dinheiro para desbloquear um anúncio de produtos e serviços. Essa não é uma prática de mercado.

    ⚠️ Dica: caso seja abordado com uma mensagem assim, antes de passar qualquer informação ou realizar uma transferência financeira, verifique se sua conta está realmente bloqueada e qual o protocolo nos casos de bloqueio. Geralmente há uma página específica só sobre isso no site de compras e vendas.
  3. Quando receber alguma mensagem de empresas de Marketplace, fique atento a linguagem utilizada, raramente funcionários utilizarão gírias, cometerão erros de português e farão pressão para você fazer algum desbloqueio.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do Marketplace

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 2

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.