Golpe do Hospital: Falso Médico solicita PIX

Atualizado em 14/06/2023

Conheça mais sobre o Golpe do PIX no qual golpistas fingem ser médicos, enfermeiros ou funcionários do Hospital onde você ou algum familiar está internado.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do Hospital?

Um golpe que acontece em um momento de extrema fragilidade: em Hospitais. Nesse golpe, os criminosos se apresentam como funcionários de hospitais e clínicas médicas para obter dinheiro de pessoas que estão com familiares internados em algum hospital, com a promessa de remédios, bolsas de sangue ou tratamentos imediatos.

Uma das principais características do golpe do hospital é a urgência. Os golpistas costumam solicitar um pagamento via PIX alegando que alguém da família da vítima precisa realizar um procedimento ou ter acesso a medicamentos específicos. Tudo o que supostamente não está incluso no convênio médico ou não está disponível no hospital no momento.

O objetivo é se aproveitar do momento de fragilidade da vítima para conseguir o dinheiro, normalmente pago via PIX. No momento em que o pagamento é feito, o golpista some com o dinheiro da vítima.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos do Golpe do Hospital

➡️ Solicitação de transferência bancária (via PIX) para cobrir possíveis exames e tratamentos;

➡️ Sinais de urgência excessiva alegando piora no estado de saúde ou até risco de vida caso medidas não sejam tomadas de forma imediata;

➡️ Abordagem via ligação telefônica ou WhatsApp, falando diretamente com a vítima e sem nenhum vínculo com meios de comunicação oficiais do hospital e/ou da clínica.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe do Hospital

  1. Atente-se ao número que fez a ligação e confira se é o mesmo do hospital
  2. Procure fornecer o telefone de um familiar menos emocional e que possa perceber caso seja um golpe;
  3. Entre em contato direto com o setor administrativo do hospital e verifique se existem cobranças.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do Hospital

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.