Golpe do Falso Sequestro que pede PIX como resgate

Atualizado em 14/06/2023

Entenda como funciona o golpe do Falso Sequestro, um Golpe PIX, o que fazer se for vítima e como denunciá-lo.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do Falso Sequestro que pede PIX como resgate

Um dos mais ‘’tradicionais’’ e antigos golpes, o Golpe do Falso Sequestro, usa as emoções das vítimas para extorquir dinheiro. Nesse golpe, os golpistas entram em contato com a vítima, por ligação ou mensagem de texto por WhatsApp, e afirmam que um de seus parentes próximos (geralmente filho ou filha) foi sequestrado. Eles exigem um resgate imediato mediante pagamento via PIX e ameaçam fazer mal ao suposto refém se a vítima não cooperar.

Os golpistas ligam de números aleatórios até encontrar alguém que demonstre acreditar no suposto sequestro. É muito comum que, na hora do susto, a própria vítima passe informações que ajudem o criminoso a dar o golpe, como perguntar se a pessoa está bem ou até mesmo dizer o nome do parente (‘’Bruna, é você?’’).

Depois de receber a ligação, as vítimas ficam muito assustadas e acabam tomando decisões precipitadas. Elas não têm tempo de verificar se o sequestro realmente aconteceu e acabam fazendo a transferência do PIX aos criminosos sem hesitar. Em muitos casos, as vítimas nem mesmo conseguem entrar em contato com o suposto refém para confirmar se ele está mesmo em perigo.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do Falso Sequestro que pede PIX como resgate

➡️ Recebimento de ligação de número desconhecido ou confidencial.

➡️ A ligação acontece de forma rápida para que a vítima não tenha tempo de entrar em contato com o suposto refém para confirmar se ele está mesmo em perigo.

➡️ Os criminosos usam técnicas de persuasão e intimidação para conseguir o que querem, e muitas vezes conseguem enganar até mesmo as pessoas mais experientes e cautelosas.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 passos para se proteger do Golpe Falso Sequestro

  1. Sempre desconfie de ligações sobre um suposto sequestro, a chance de ser golpe é muito grande.

    ⚠️ Dica: Defina um nome para dar ao golpista. A gente sabe que é muito difícil ter “sangue frio” em situações que envolvem nossas famílias, mas uma dica é perguntar ao golpista se quem está com ele é a “Carolina” ou “Rodolfo” – nomes que não são dos seus filhos ou parentes. Assim, caso o golpista fale que sim, você já consegue identificar que de fato se trata de um golpe.
  2. Caso receba uma ligação dessa, mantenha a calma e tente obter mais informações. Peça para falar com o suposto refém e verifique se ele realmente está em perigo.

    ⚠️ Dica: Combine com sua família uma senha – uma palavra ou frase – para usar em momentos de perigo, assim, caso realmente seja um sequestro, vocês saibam identificá-lo.
  3. Não forneça nenhum tipo de informação pessoal ou financeira aos criminosos. Eles podem usar essas informações para cometer outros crimes, como roubo de identidade ou fraude bancária.

Como denunciar uma tentativa de golpe do falso sequestro

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.