Golpe do Falso Advogado que pede adiantamento via PIX

Atualizado em 14/06/2023

Conheça sobre o Golpe do PIX do Falso Advogado onde o golpista finge ser um advogado real oferecendo seus serviços jurídicos pela internet.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do Falso Advogado que pede adiantamento via PIX

Essa é a variação do Golpe do Falso Anúncio, mas com serviços jurídicos. Nesse tipo de golpe, o golpista se passa por um advogado legítimo (que existe de verdade, com número de OAB e tudo) e oferece seus serviços para ajudar a vítima a resolver um problema jurídico. Porém, ao invés de ajudar, o golpista acaba enganando-a e roubando seu dinheiro via PIX.

O golpe geralmente começa com um telefonema, email ou mensagem de WhatsApp onde o falso advogado se apresenta como um profissional experiente e oferece seus serviços para ajudar em um problema legal, como divórcio, disputa imobiliária, acusação etc. O golpista se diz especialista no assunto e que pode garantir um resultado positivo, mas que precisa de uma quantia em dinheiro adiantada via PIX para começar o trabalho.

O objetivo é se aproveitar do momento de fragilidade da vítima para conseguir o dinheiro, normalmente pago via PIX. Depois que o pagamento é feito, o golpista some como dinheiro da vítima.

Um dos aspectos mais preocupantes é que os criminosos podem ser muito convincentes e parecerem extremamente profissionais usando nomes de advogados reais e até mesmo endereços que parecem ser de escritórios de advocacia. Jogar o nome do advogado e do escritório no Google não é suficiente para garantir a veracidade das informações.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do Falso Advogado que pede PIX

O Golpe do PIX do Falso Advogado geralmente acontece da seguinte forma:

➡️ Começa com uma ligação telefônica, email, mensagem de texto via WhatsApp, ou até Direct Message no Instagram, no qual o falso advogado se apresenta como um profissional experiente e oferece seus serviços para ajudar a resolver um problema

➡️ O golpista diz ser especialista no assunto e que pode garantir um resultado positivo, mas que precisa de um adiantamento para começar.

➡️ Após o pagamento, o falso advogado para de responder ou simplesmente some com o dinheiro da vítima;

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe do Falso Advogado

  1. Antes de contratar serviços jurídicos, pesquise sobre o escritório e o advogado: pergunte seu número da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e verifique se ele realmente é inscrito lá e se possui um bom histórico profissional. Você pode fazer essa busca pelo site: https://www2.oabsp.org.br/asp/consultaInscritos/consulta01.asp

    ⚠️ Dica: Entre em contato diretamente com o escritório de advocacia em questão, por meio de telefone ou email oficial. Dessa forma, é possível verificar se a mensagem recebida é legítima ou não.
  2. Desconfie de promessas exageradas: não existe garantia em assuntos legais e cada caso é único.
  3. Nunca envie algum honorário adiantado: é comum que os advogados peçam um valor para iniciar o trabalho, mas o valor deve ser proporcional aos serviços prestados e nunca deve ser uma quantia exorbitante.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do Falso Advogado que pede adiantamento via PIX

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.