Golpe do Robô/Urubu do PIX

Atualizado em 28/11/2023

Entenda como funciona e como se prevenir contra o golpe do Robô do PIX e suas variáveis: o Urubu do PIX, Algoritmo do PIX, Bug do PIX etc

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O golpe do Robô do PIX (urubu do pix)

O ditado popular “quando a esmola é boa demais, o santo desconfia” descreve muito bem a situação a seguir. No Golpe do Robô do PIX, os golpistas oferecem uma opção de investimento que promete alto rendimento e rápido retorno, e às vezes, dobrando o dinheiro no mesmo dia com apoio de tecnologia.

Como em qualquer Golpe do PIX, com o intuito de convencer a vítima, os golpistas se apoiam em uma narrativa elaborada. No caso do Golpe do Robô do PIX ou Urubu do PIX para corroborar com seus argumentos os golpistas usam termos tecnológicos (como robôs, mineração de criptomoeda, bitcoin, algoritmo, bug etc), para que dessa forma consigam confundir as pessoas. Para passar credibilidade, os golpistas muitas vezes se apresentam como consultores financeiros. Porém, podem também entrar em contato com a vítima fingindo ser um amigo ou parente que descobriu o esquema ganhando dinheiro fácil e sem risco com o mesmo investimento.

Independente de quem entre em contato com você, desconfie: se alguma oferta financeira é boa demais para ser verdade, na maioria das vezes, ela realmente não é.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda para registrar um boletim de ocorrência

Exemplos do Golpe do Robô do PIX/Urubu do pix

Esse tipo de Golpe do PIX acontece:
➡️Com pessoas de todas as idades;
➡️Normalmente ao iniciar uma conversa via Whatsapp ou Instagram
➡️Com diversas quantias de dinheiro (centenas a milhares de reais);
➡️Com distintas abordagens e nomes.
Abaixo, separamos alguns exemplos para você conhecer:

Urubu do PIX

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

4 passos para se proteger do Golpe do Robô do PIX (e suas variáveis)

  1. Desconfie de ofertas de dinheiro fácil, independente de quem as oferece.
    • Desconfie até se for de um número conhecido, já que muitas vezes o WhatsApp da pessoa pode ter sido hackeado, ou seja, vão te mandar uma mensagem de um número conhecido ofertando uma proposta de investimento.
  2. Desconfie de ofertas de dinheiro fácil, mesmo quando ela funciona uma primeira vez.
    • Para ganhar a confiança da vítima, muitas vezes o golpista chega a dar o dinheiro de volta como prometido. Mas só para depois oferecer a possibilidade de investimento de um valor ainda maior. No momento em que recebe o PIX dessa segunda transferência, o golpista bloqueia o contato e desaparece.
  3. Desconfie de negociações financeiras que te pressionem a fechar o negócio de forma urgente.
    • O golpista usa diversas técnicas de convencimento, principalmente dizer que há lotes limitados de investimento, para que a vítima se sinta pressionada a fazer a transferência de PIX.
  4. Acredite apenas em informações sobre problemas do PIX de fontes oficiais, como o Banco Central.
    • Outra história usada no Golpe do Robô do PIX é dizer que a oportunidade de investimento que dobra o valor inicial é um Bug do PIX, um “problema” de algumas chaves pix específicas que, ao receber o dinheiro, o multiplica.
      Essas chaves são de contas dos próprios golpistas ou de contas laranja.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do Robô do PIX?

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 1

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.