Golpe do PIX virus BrasDex: muda o valor e o destinatário no app do banco

Atualizado em 14/06/2023

Entenda o que é e como funciona o Golpe do PIX com o virus Brasdex que dá aos golpistas acesso às contas bancárias das pessoas utilizando links compartilhados por email, Whatsapp, SMS e páginas falsas.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do PIX do vírus BrasDex

Existem situações em que apenas uma mentira bem contada é suficiente para que grupos organizados consigam aplicar algum Golpe do PIX.

Mas nem sempre é assim. Em alguns casos, os criminosos usam recursos tecnológicos, como é o caso do Golpe do PIX do vírus BrasDex, uma funcionalidade que, ao ser instalada em dispositivos, é capaz de mudar o valor e o destinatário no app do banco.

Você deve estar se perguntando: “Por que alguém instalaria no próprio celular ou computador um vírus como esse”? 

Acontece que o BrasDex é instalado ao clicar em links suspeitos compartilhados por email, Whatsapp, SMS e páginas falsas. 

Quando o vírus entra no dispositivo dá aos golpistas acesso às contas bancárias dos usuários e a possibilidade de eles alterarem o valor e o destino do PIX. 

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do PIX do vírus BrasDex

➡️ Pode ser enviado por links de email, Whatsapp, SMS e sites clandestinos que disponibilizam aplicativos para download;

➡️Ao realizar um PIX , depois de colocar o valor e selecionar o contato que irá receber, aparecerá uma tela de carregamento totalmente branca. É nesse momento que os golpistas estão alterando o valor e o destino do PIX;

➡️Em seguida, o usuário é direcionado para a tela da senha, e não é possível saber que o PIX foi modificado pelos bandidos;

➡️Somente ao término da operação é que aparece o verdadeiro valor e destino da transferência.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

6 dicas para se proteger do Golpe do PIX do vírus BrasDex

  1. Não clique em links que você não conhece a origem, pois são essas ações que facilitam a entrada do vírus BrasDex na sua máquina ou dispositivo.
  2. Se uma pessoa enviar um link suspeito para você, pergunte a origem do link ou peça alguma informação sobre o site de onde ela tirou. Assim, você tem tempo de procurar no Google alguma informação sobre o link.
  3. Mantenha o antivírus atualizado em todos os seus dispositivos. Essa atitude pode ajudar a manter suas informações e dinheiro em segurança.
  4. Faça download de aplicativos apenas nas lojas oficiais do seu aparelho (como Play Store ou Apple Store). Aplicativos baixados em outros locais podem comprometer o funcionamento dos seus aparelhos.
  5. Ao perceber que o aplicativo do banco está demorando para processar um PIX não dê seguimento à operação. Esse pode ser um sinal de que seu dispositivo está infectado com o vírus BrasDex.
  6. Tente manter seus aplicativos de banco em outro aparelho celular.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do PIX

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 1

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.