Golpe do PIX do Instagram hackeado (que vende produtos usados)

Atualizado em 01/08/2023

Conheça o Golpe do PIX em que o Instagram pessoal de um usuário é hackeado e usado para vender produtos usados.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

Como o Golpe do PIX do Instagram hackeado acontece

Esse golpe funciona em duas etapas e cada uma delas tem um tipo de alvo. Num primeiro momento, os criminosos focam em arranjar um perfil no instagram para invadir. O critério pode ser desde contas com milhares de seguidores até pessoas que não tenham tantas pessoas no Instagram.

Vale dizer que os criminosos são criativos em suas tentativas para enganar pessoas. Sendo assim, eles podem ser passar por representantes de marcas famosas e oferecerem alguma vantagem ao dono do perfil, como o convite para um evento, brindes e até viagens.

Enquanto contam essa história para “encantar” o dono do perfil, em paralelo os golpistas enviam um número de 6 dígitos para a vítima e pedem que ela compartilhe essa informação com eles.

Na versão que os criminosos tentam vender, o compartilhamento dessa informação como parte da negociação. Só que esses 6 números são, na verdade, o Código de Segurança do Instagram. Ao passar esse dado para eles, a vítima fornece as informações necessárias para que os golpistas consigam invadir sua rede social.

Assim que os criminosos conseguem roubar o acesso ao Instagram, o foco do golpe também se torna os seguidores daquela conta, e o objetivo é obter dinheiro de maneira fácil.

Para isso, um dos caminhos adotados é anunciar a venda de produtos importados como eletroeletrônicos e eletrodomésticos com preços muito abaixo do comum.

Todas essas ofertas são fantasiosas e visam enganar os seguidores daquela conta para que eles realizem PIX para contas de posse dos golpistas, sem receberem os produtos que adquiriram.

Dessa maneira, a responsabilidade de arcar com o prejuízo das vítimas também poderia cair sobre o dono do perfil, que na verdade também está sendo vítima do golpe.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do Instagram hackeado

➡️ Golpistas tentam roubar perfis no Instagram oferecendo vantagens e pedindo para digitarem o código de 6 dígitos que receberem. Esse é o código de segurança do Instagram. Ao digitá-lo, a vítima possibilita que criminosos invadam sua conta;

➡️ Ao invadir o Instagram do alvo, os criminosos publicam mensagens no feed e stories oferecendo produtos com preços mais vantajosos aos seguidores

➡️ Na hora de jogar a isca para roubar um perfil, os golpistas dizem que a oferta é exclusiva e se encerra naquele dia. Da mesma forma, ao anunciar a venda de produtos, o pagamento precisa ser feito naquele momento. Isso é feito para que as pessoas não tenham chance de pensar a respeito e tomem decisões imediatas.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

5 dicas para não cair no Golpe do PIX do Instagram hackeado

  1. Ative a verificação em duas etapas no Instagram.
  2. Nunca compartilhe o código de segurança das suas redes sociais. Se alguém solicitar que você digite os 6 números enviados pelo Whatsapp ou SMS, ignore e denuncie, pois é golpe.
  3. Não acredite em ofertas que prometem demais, como eletrodomésticos sendo vendidos a preços muito baixos, ou anúncios que pedem um valor de investimento e prometem o dobro do lucro ou até pessoas oferecendo coisas de graça e pedindo apenas o valor do frete
  4. Faça uma ligação por vídeo, envie mensagem em outra rede social ou tente encontrar quem está vendendo pessoalmente
  5. Nunca ofereça seus dados e seu dinheiro a quem você não conhece. Sempre que for fazer um PIX para alguém verifique os dados daquela pessoa, de preferência tenha outro contato dela, faça uma busca pelo nome no Google.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do PIX do Instagram hackeado

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 1

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.