Golpe do PIX com comprovante falso que pede o dinheiro de volta

Atualizado em 01/08/2023

Conheça o Golpe do PIX do comprovante falso, em que os golpistas enviam um falso boleto à vítima pedindo a devolução de uma transferência financeira que nunca aconteceu.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

O que é o Golpe

Dicas para se proteger

Como denunciar uma tentativa de golpe

    O que é o Golpe do PIX com comprovante falso que pede o dinheiro de volta

    Um número desconhecido envia uma mensagem pelo Whatsapp, email ou Instagram com um comprovante de PIX anexado, informando que realizou uma transferência errada e pedindo a devolução do dinheiro que foi enviado por engano.

    Como a chave PIX de muitas pessoas é o celular, o golpista usa isso como argumento para justificar o engano na hora de fazer a transação.

    Assim que o alvo responde, o golpista insiste que precisa que o valor seja devolvido para a conta. A urgência é um recurso utilizado para que o dinheiro seja transferido com rapidez.

    Pode acontecer de os criminosos terem as últimas movimentações da conta do alvo. Sendo assim, eles podem ver, por exemplo, um PIX que a pessoa recebeu e usá-lo como isca para o golpe.

    Logo após a realização do PIX da vítima para os golpistas, a comunicação é interrompida e o golpe é concluído.

    SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

    6 dicas para se proteger do Golpe do PIX do comprovante errado

    1. Desconfie se um número aleatório entrar em contato com você dizendo que realizou um PIX para sua conta. Se isso acontecer, a primeira coisa a fazer é olhar as últimas movimentações no app do banco
    2. Faça uma comparação com um boleto que você tenha certeza que é verdadeiro. O boleto de PIX de cada instituição tem o tipo e tamanho de letras, logotipo do banco e informações próprias. Observe se os dois documentos são iguais.
    3. Se houver algum erro de digitação ou de gramática é um forte indício de que aquele boleto é falso. Além disso, se alguma letra, número ou símbolo estiver um pouco mais claro como se estivesse falhado, também é um indicativo de falsificação.
    4. Olhe no boleto o dia e a hora que a transação foi feita e compare com a sua conta. Assim você pode descobrir se as informações batem.
    5. Se você perceber que não recebeu nenhuma notificação e que não houve alteração do saldo da sua conta, é bem possível que seja um golpe.
    6. Sempre que tiver dúvidas sobre as movimentações na sua conta, entre em contato com seu banco pelo aplicativo, telefone localizado no verso do cartão ou vá pessoalmente a uma agência.

    Como denunciar uma tentativa de Golpe do PIX do comprovante falso

    Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

    Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 3.8 / 5. Número de avaliações: 4

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.