Golpe do PIX agendado

Atualizado em 27/10/2023

Saiba como funciona o golpe do PIX agendado que usa mensagens de texto (SMS) para roubar dinheiro ou informações bancárias e pode causar grandes prejuízos.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do PIX agendado

O Golpe do PIX agendado é uma tática utilizada por criminosos para roubar dados bancários ou ser a porta de entrada para instalar vírus no celular da vítima.

Nesse golpe, o criminoso se passa por uma instituição financeira e envia uma mensagem de texto (SMS) com um suposto comprovante de agendamento de uma transferência via PIX.

Como o Golpe do PIX agendado acontece

Além de um link clicável (sublinhado em azul, como na imagem à esquerda) ou um telefone para entrar em contato (0800, como na imagem à direita), a mensagem costuma ter a data, o horário e o valor do suposto PIX. Tudo para chamar ainda mais a atenção da vítima, mas são todas informações falsas, nem o link nem o telefone são do banco.

O objetivo é fazer a vítima acreditar nessa história e seguir os passos informados, seja clicar no link ou entrar em contato com o número informado para que o golpe continue. Quando a vítima não reconhece a transferência e segue o passo informado, o golpista começa a coletar informações, solicitar números de cartão de crédito, senhas e códigos de validação afirmando que precisa desses dados para fazer o cancelamento.

Em alguns casos, o golpista pode até clonar o celular da vítima ou conseguir acessar o internet banking (acesso remoto a conta bancária via computador) para fazer transações.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpe do PIX agendado

➡️ Recebimento de mensagem de texto (SMS) informando o agendamento ou a realização de uma transferência via PIX, com valor, data e hora;

➡️ Presença de link clicável (sublinhado em azul) ou telefone de contato começando com 0800;

➡️ Solicitação para confirmar números de cartão de crédito, senhas e códigos de validação por SMS ou por ligação telefônica.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para não cair no Golpe do PIX agendado

  1. Desconfie de mensagens SMS suspeitas: se você receber uma mensagem de texto informando sobre um PIX agendado ou qualquer outra transação que você não tenha feito, verifique cuidadosamente antes de tomar qualquer ação.
  2. Não clique em links desconhecidos: Evite clicar em links enviados por SMS, especialmente se você não estiver esperando uma transação específica. Caso seja necessário verificar algo relacionado à sua conta bancária, acesse o site oficial do seu banco digitando o endereço diretamente no navegador.
  3. Não forneça informações pessoais ou financeiras: Nunca compartilhe informações confidenciais, como senhas, códigos de segurança, números de cartão de crédito ou dados bancários, por telefone ou em sites não confiáveis

Lembre-se, os bancos nunca pedem informações pessoais ou financeiras por meio de mensagens SMS sem que você as tenha configurado ou solicitado.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do PIX agendado?

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de avaliações: 2

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.