Golpe do Intermediário

Atualizado em 01/08/2023

Descubra como funciona o Golpe do PIX do Intermediário que consegue enganar duas pessoas ao mesmo tempo e causar um prejuízo enorme sem levantar suspeitas.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

Como o Golpe do Intermediário acontece?

O Golpe do Intermediário consiste em golpistas que se utilizam de anúncios reais de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos em sites de compra e venda. O objetivo do golpe é se aproveitar de anúncios reais para receber o pagamento de quem se interessar pelo veículo. No Golpe do Intermediário, tanto o comprador quanto o vendedor são enganados e se tornam vítimas.

O início do Golpe

O golpe começa quando o criminoso entra em contato com o vendedor, que será chamado a partir de agora como a Vítima A , pedindo mais informações sobre o veículo e fazendo uma oferta de negociação. Nessa oferta, ele costuma citar que a compra do carro seria para quitar dívidas com uma outra pessoa, geralmente parentes, funcionários ou amigos.

Em seguida, o golpista cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo que acabou de demonstrar interesse e coloca o preço abaixo da média do mercado para chamar atenção de possíveis compradores. Quando um comprador demonstra interesse e entra em contato pelo anúncio falso, o golpe já tem sua outra vítima, que vamos chamá-la de Vítima B.

O golpista, que agora se passa pelo vendedor do carro, diz ao comprador que a venda resolverá uma dívida, justificando a suposta razão do preço abaixo do mercado sem levantar muita suspeita.

A visita

O criminoso então faz duas vítimas (o vendedor do anúncio verdadeiro e o comprador que se interessou pelo anúncio falso) se encontrarem, sem saber que estão conversando com outra pessoa e pede para ambas as partes para não comentar sobre preço na visita.

Para o vendedor (Vítima A), o golpista avisa que um parente ou funcionário está indo ver o carro. Enquanto isso, o comprador (Vítima B) acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. Durante todo o processo, o golpista não se encontra pessoalmente com nenhuma das vítimas e fica apenas como um intermediário entre as partes.

O pagamento

Após a visita, o golpista fecha negócio com o comprador interessado no veículo (Vítima B) e segue para acertar o pagamento e concluir o golpe.

O comprador, faz o pagamento acreditando estar comprando o veículo mas na verdade acaba de cair em um golpe. A vítima só se dá conta do Golpe do Intermediário quando solicita os documentos de transferência do carro e não recebe mais resposta.

No momento em que o pagamento é feito, geralmente pelo PIX, o golpista some como dinheiro da Vítima B, que na verdade nunca comprou o veículo da Vítima A.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos do Golpe do Intermediário

Abaixo, separamos alguns exemplos para você entender como o Golpe do Intermediário acontece:

➡️ Ofertas de preço muito abaixo do mercado e tabela FIPE;

➡️ Negociação envolvendo terceiros como funcionários, amigos ou conhecidos de quem compra e/ou de quem vende;

➡️ Pedido de sigilo sobre os valores negociados.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe do Intermediário

  1. Não confie totalmente em ofertas muito boas, consulte a tabela FIPE e o preço médio do modelo de carro que está procurando para garantir;
  2. Dê preferência para anúncios com perfil verificado, com o símbolo de “visto” (✓) ao lado do nome de quem compra/vende;
  3. Realize toda a negociação no chat do site de compra e venda para ter mais segurança, dessa forma, será mais fácil pedir ajuda e ter um histórico caso algo dê errado.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do Intermediário

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.