Golpe do Instagram: o que fazer para denunciar e recuperar o dinheiro

Atualizado em 16/04/2024

“Atenção para o novo golpe”: não passa um dia sem ouvirmos essa frase. A todo momento surge um novo tipo de ameaça virtual, e a nossa atenção precisa se redobrar. Recentemente, o golpe do Instagram tem tirado a paz de milhares de usuárias e usuários da rede. Mas nós estamos aqui, também super atentos, para te ajudar a se proteger e a recuperar o que é seu.

Como funciona o golpe

Com agir após o golpe

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa de golpe

Como funciona o golpe no Instagram?

Começam com uma isca para atrair sua atenção, que  pode ser o envio de uma mensagem pelo “direct” do Instagram, geralmente com ofertas ou prêmios. As mensagens mais comuns trazem descontos em restaurantes ou hospedagem, ofertas de milhas em passagens aéreas, oferecimento de verificação de conta para “influencers” e outros tipos de promoções.

Junto com a mensagem, ou na sequência do diálogo, essas pessoas também enviam um link. Ao clicar no link é possível que um programa malicioso tem acesso aos nossos dados. 

Agora, se os fraudadores não possuem esses programas, eles pedem nossos dados de nossas contas no Instagram, e depois que compartilhemos com eles é comum receber uma mensagem por SMS. Essa mensagem, na verdade, é o código de recuperação de senha da conta do Instagram. Com os dados obtidos, esses grupos acessam o perfil da rede social, mudam a senha e os dados de verificação. Assim, perdemos o acesso à conta.

Com o controle da conta, os infratores passam a postar ofertas de telefones celulares, geladeiras, videogames, móveis e outros produtos e serviços, por um valor abaixo do preço de mercado. Nas postagens, eles se passam pelo titular da conta – nós –, e escrevem que estão vendendo mais barato porque precisam se desfazer dos bens ou que se trata de uma grande liquidação. 

Se nossos seguidores se interessarem, falam com os criminosos por mensagens “direct” e fazem a transferência de valores para chaves Pix que os golpistas fornecem. Em outros casos, os criminosos exigem valores para que nós recuperemos nossa conta, especialmente quando se trata de perfil profissional. 

Como agir após o golpe

Se você viveu a infeliz situação de ter que pagar para retomar sua conta, não se desespere. O passo a passo abaixo pode te ajudar:

  1. Tire prints da conversa e guarde comprovantes da troca de mensagens.
  2. Entre em contato com o banco que recebeu a transferência, informe que você caiu em um golpe e passe os dados da conta ou chave PIX para onde o dinheiro foi transferido.
  3. Entre em contato com o seu banco e modifique senhas de acesso à sua conta e movimentações suspeitas.
  4. Faça um boletim de ocorrência relatando o crime digital.

Como se proteger do golpe do Instagram

As dicas abaixo ajudam a diminuir o risco de perder a conta:

  • Nunca clique em links de ofertas, prêmios ou cadastros, recebidos por “direct” do Instagram, por Whatsapp, por SMS ou por e-mail. Esses links podem conter programas maliciosos para obter dados e senhas. 
  • Nunca forneça dados pessoais em conversas com desconhecidos por redes sociais, nem reencaminhe mensagens recebidas por SMS.
  • Ative a verificação em duas etapas em sua conta no Instagram. Prefira o uso de aplicativos de autenticação (como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou Lass Pass Authenticator) em vez do envio de SMS.
  • Não deixe o número de telefone vinculado ao Instagram. Em vez disso, vincule o e-mail ou a data de aniversário nas informações de cadastro. 
  • Desconfie de ofertas extremamente atrativas no Instagram, ainda mais feitas em perfis que não costumavam vender nada antes. 
  • Não faça pagamento do produto oferecido mediante depósito ou Pix para terceiros. Se ainda havia dúvidas de que a oferta poderia ser falsa, o método de pagamento costuma confirmar que se trata de golpe. 
  • Alerte parentes e amigos sobre como esse tipo de crime ocorre e orientando-os a adotar os cuidados acima.
  • Restrinja as pessoas que podem marcar o seu perfil em publicações. Só permita pessoas que você segue. 

Como denunciar uma tentativa de golpe do PIX pelo WhatsApp

Envie o print screen da tentativa no nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de avaliações: 0

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.