Atualizado em 14/06/2023
Entenda como funciona o Golpe do PIX que acontece por meio de anúncios falsos em sites de compra e venda como OLX, Mercado Livre, Marketplace do Facebook ou até pelo Instagram e WhatsApp.
Caiu no golpe do urubu do Pix? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.
O que é o Golpe do Falso Anúncio
‘’Cair no conto do vigário’’ é um dos ditados populares que resume bem o que é ser vítima do Golpe do PIX do Falso Anúncio. Nele, os golpistas usam fotos reais para criar anúncios de produtos ou serviços que nunca serão entregues.
O objetivo é atrair vítimas usando um anúncio falso que parecem ser verdadeiros, com descrição completa do produto e serviço e fotos (muitas vezes profissionais) passando credibilidade. Para chamar a atenção, colocam preços abaixo do mercado ou oferecem produtos que estão em alta demanda ou já esgotados nas lojas oficiais. São diversos os produtos e serviços ofertados pelos golpistas que vão desde smartphones e eletrônicos até diárias em casas de praia que não existem e ingressos para shows e jogos de futebol.
Quando alguém entra em contato e demonstra interesse em efetuar a compra, os golpistas oferecem um pagamento seguro por PIX e exigem que a vítima faça um depósito antes do envio do produto. Depois que o pagamento é feito, o golpista some, bloqueando o contato da vítima pelo WhatsApp ou Instagram deixando-a sem o produto ou serviço.
SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda
Exemplos de Golpes do Falso Anúncio
O Golpe do Falso Anúncio geralmente acontece da seguinte forma:
➡️ Criação de anúncios falsos com preços menores que o convencional ou produtos esgotados nas lojas oficiais;
➡️ Após o pagamento, o anunciante para de responder ou simplesmente some;
➡️ Alguns golpistas chegam até a entregar produtos danificados ou de objetos que simulam o peso do produto.



Na imagem acima, Maurício Takeda e Sousa mostra os potes de areia que recebeu ao fazer uma encomenda pela internet e gastar cerca de R$ 14,5 mil — Foto: Reprodução/Instagram
SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda
3 dicas para se proteger do Golpe do Falso Anúncio
- Verifique a reputação do vendedor e evite comprar de vendedores sem histórico ou sem avaliações em sites de compra e venda, como OLX, Mercado Livre, Marketplace do Facebook etc.
⚠️ Dica: Caso uma pessoa conhecida te aborde vendendo algum produto ou serviço pelo Instagram ou WhatsApp, também desconfie. O golpista pode estar com acesso ao perfil do seu familiar e amigo. Neste caso, faça uma ligação e pergunte se realmente é ele que está vendendo pela internet. - Desconfie do anúncio caso o preço esteja muito abaixo do mercado ou se estiverem vendendo algum produto já esgotado nas lojas oficiais.
Em geral, os golpistas utilizam de momentos de entusiasmo, como épocas festivas, a possibilidade de conseguir um ingresso para a final de um jogo de futebol importante, ou um show que todos seus amigos estão indo. - Evite fazer pagamentos antecipados por PIX na compra online de produtos ou serviços.
⚠️ Dica: Caso o vendedor insista muito em receber o dinheiro antes de entregar o produto ou serviço, negocie um sinal de 10% ou 15%. Assim você verifica a intenção do vendedor e diminui o risco de cair em um golpe.
Com denunciar uma tentativa de Golpe do Falso Anúncio
Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.
Pingback: Golpe do PIX: Falso Advogado