Golpe do Falso Anúncio

Atualizado em 14/06/2023

Entenda como funciona o Golpe do PIX que acontece por meio de anúncios falsos em sites de compra e venda como OLX, Mercado Livre, Marketplace do Facebook ou até pelo Instagram e WhatsApp.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe do Falso Anúncio

‘’Cair no conto do vigário’’ é um dos ditados populares que resume bem o que é ser vítima do Golpe do PIX do Falso Anúncio. Nele, os golpistas usam fotos reais para criar anúncios de produtos ou serviços que nunca serão entregues.

O objetivo é atrair vítimas usando um anúncio falso que parecem ser verdadeiros, com descrição completa do produto e serviço e fotos (muitas vezes profissionais) passando credibilidade. Para chamar a atenção, colocam preços abaixo do mercado ou oferecem produtos que estão em alta demanda ou já esgotados nas lojas oficiais. São diversos os produtos e serviços ofertados pelos golpistas que vão desde smartphones e eletrônicos até diárias em casas de praia que não existem e ingressos para shows e jogos de futebol.

Quando alguém entra em contato e demonstra interesse em efetuar a compra, os golpistas oferecem um pagamento seguro por PIX e exigem que a vítima faça um depósito antes do envio do produto. Depois que o pagamento é feito, o golpista some, bloqueando o contato da vítima pelo WhatsApp ou Instagram deixando-a sem o produto ou serviço.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

Exemplos de Golpes do Falso Anúncio

O Golpe do Falso Anúncio geralmente acontece da seguinte forma:
➡️ Criação de anúncios falsos com preços menores que o convencional ou produtos esgotados nas lojas oficiais;
➡️ Após o pagamento, o anunciante para de responder ou simplesmente some;
➡️ Alguns golpistas chegam até a entregar produtos danificados ou de objetos que simulam o peso do produto.

Na imagem acima, Maurício Takeda e Sousa mostra os potes de areia que recebeu ao fazer uma encomenda pela internet e gastar cerca de R$ 14,5 mil — Foto: Reprodução/Instagram

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

3 dicas para se proteger do Golpe do Falso Anúncio

  1. Verifique a reputação do vendedor e evite comprar de vendedores sem histórico ou sem avaliações em sites de compra e venda, como OLX, Mercado Livre, Marketplace do Facebook etc.

    ⚠️ Dica: Caso uma pessoa conhecida te aborde vendendo algum produto ou serviço pelo Instagram ou WhatsApp, também desconfie. O golpista pode estar com acesso ao perfil do seu familiar e amigo. Neste caso, faça uma ligação e pergunte se realmente é ele que está vendendo pela internet.
  2. Desconfie do anúncio caso o preço esteja muito abaixo do mercado ou se estiverem vendendo algum produto já esgotado nas lojas oficiais.

    Em geral, os golpistas utilizam de momentos de entusiasmo, como épocas festivas, a possibilidade de conseguir um ingresso para a final de um jogo de futebol importante, ou um show que todos seus amigos estão indo.
  3. Evite fazer pagamentos antecipados por PIX na compra online de produtos ou serviços.

    ⚠️ Dica: Caso o vendedor insista muito em receber o dinheiro antes de entregar o produto ou serviço, negocie um sinal de 10% ou 15%. Assim você verifica a intenção do vendedor e diminui o risco de cair em um golpe.

Com denunciar uma tentativa de Golpe do Falso Anúncio

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de avaliações: 2

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.

1 comentário em “Golpe do Falso Anúncio”

  1. Pingback: Golpe do PIX: Falso Advogado

Comentários encerrados.