Golpe da falsa central de atendimento

Atualizado em 01/08/2023

Conheça o golpe do PIX da falsa central de atendimento onde criminosos fingem ser funcionários do banco, comunicando a vítima sobre um roubo que não aconteceu.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o Golpe da falsa central de atendimento

Acessar a conta bancária e reconhecer todas as movimentações é algo que não costuma gerar pânico em ninguém.

Mas e quando alguém se passando por um atendente de call center diz que o saldo que você vê no aplicativo está errado, que, na verdade, sua conta está bloqueada e golpistas estão sacando e realizando PIX sem o seu consentimento?

É assim que funciona o Golpe do PIX da Falsa Central, um teatro em que criminosos fingem ser funcionários do banco, comunicando a vítima sobre um roubo que não aconteceu.

Como acontece o Golpe da falsa central de atendimento

Criminosos enviam uma mensagem de SMS, email ou Whatsapp para a vítima confirmando uma transação financeira com um telefone de contato para contestação da transferência.

Na maioria das vezes o telefone para contato é um 0800, o que ajuda a passar credibilidade. No entanto, esse é o telefone da falsa central e quem atende a ligação é um golpista.

A pessoa que atende o telefone é calma, bem preparada e tem respostas ensaiadas. Ela pergunta o que aconteceu e pede que a vítima confirme alguns dados, como CPF, RG, nome da mãe, agência e conta.

Na sequência, o atendente pede que a vítima acesse o aplicativo ou internet banking. Em alguns casos, o atendente até fala quais foram as últimas movimentações que realmente foram feitas na conta.

Em seguida, são citadas movimentações como PIX e saques que a vítima não consegue identificar no aplicativo. A justificativa dada pelo golpista se passando por atendente é que a conta foi invadida e o que aparece, na verdade, é uma versão desatualizada do saldo. Esse momento pode ser bem desesperador, porque o golpista fala movimentações que a vítima não consegue ver.

É importante dizer que essas transferências, pagamentos e compras feitas no cartão não existem, por isso não dá para vê-las. Mas é parte do golpe dizer que elas estão acontecendo para confundir a vítima.

A solução que o falso atendente oferece à vítima é que ela transfira todo o dinheiro para uma outra conta. Dessa maneira, o banco poderia identificar as movimentações feitas pelos criminosos e devolver o dinheiro em algumas horas.

🛑Atenção: a conta que o atendente pede para fazer o PIX é, na verdade, a conta de um golpista. Ao seguir as orientações da falsa central, a vítima transfere todo dinheiro para um criminoso. É aí que a fraude realmente acontece.

Depois de realizar a transferência, os bandidos pedem para a vítima não acessar a conta, pois eles estariam passando uma camada extra de proteção como forma de evitar novas fraudes. Mas é apenas uma maneira de ganhar tempo sem que a fraude seja descoberta.

SOS Golpe: Caí No Golpe E Preciso De Ajuda

4 dicas para se proteger do Golpe da falsa central de atendimento

  1. A fonte mais atualizada para você consultar as movimentações na sua conta é o aplicativo do banco. Caso tenha alguma dúvida, peça um atendimento por lá ou vá pessoalmente à sua agência.
  2. O telefone para você falar com seu banco encontra-se no verso do seu cartão ou nos canais oficiais da instituição. Não ligue para números de telefone nem acesse links recebidos por SMS, email ou Whatsapp
  3. Cuide dos seus dados pessoais. Não diga seu RG, CPF, sobrenome, nome da mãe, endereço, banco onde você tem conta, nem seu endereço.
  4. Se alguém ligar para você se passando por uma funcionário do banco, ignore e entre em contato pelo aplicativo ou vá pessoalmente a uma agência.

Como denunciar uma tentativa de Golpe da falsa central de atendimento

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de avaliações: 4

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.