Como criar uma senha forte e segura para se proteger de golpes digitais

Atualizado em 06/02/2024

Aprenda a criar uma senha forte para aumentar a sua segurança e proteger seus dados contra golpes digitais.

O que é uma senha forte e segura

Porque ter uma senha forte é importante

Como criar uma senha forte e segura

Como armazenar suas senhas

O que é uma senha forte e segura?

Uma senha forte e segura é uma combinação de caracteres que é difícil de adivinhar ou decifrar por outras pessoas.

Normalmente, uma senha forte e segura costuma ter as seguintes características:

  • Comprimento, tendo 8 ou mais caracteres (símbolos)
  • Complexidade, usando uma combinação de números, letras e símbolos como ‘’g6w!92C$’’
  • Impessoal, ausência de informações pessoais como nomes próprios de familiares ou datas de nascimento.
  • Única, sendo bastante improvável que outra pessoa tenha a senha igual a sua.

Porque ter uma senha forte é importante?

A senha é a primeira linha de defesa contra tentativas de invasão, portanto uma senha segura é essencial para proteger suas informações pessoais e contas online contra ataques cibernéticos.

Além disso, as senhas funcionam como um mecanismo de verificação para garantir a identidade do cliente ou usuário, fazendo com que apenas o proprietário daquelas informações consiga acessá-las.

O acesso não autorizado a um dispositivo eletrônico, como computador ou celular, assim como a invasão de contas pode resultar na obtenção de informações confidenciais e na realização de atividades fraudulentas como transferências bancárias, roubo de dados sensíveis e prática de ações fraudulentas em nome da pessoa afetada

Como criar uma senha forte e segura?

Aqui vão algumas dicas importantes para criar senhas seguras:

  1. Evite informações pessoais: nunca use informações pessoais óbvias, como datas de nascimento, nomes de familiares ou números de telefone, como senhas. Essas informações são facilmente encontradas por terceiros por meio de pesquisas online e podem ser usadas para adivinhar suas senhas.
  2. Crie senhas exclusivas: use senhas diferentes para cada conta online que você possui. Usar a mesma senha para várias contas pode expor todas as suas informações se uma delas for comprometida.
  3. Use senhas longas: recomenda-se que suas senhas tenham pelo menos 12 caracteres. Misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para torná-las ainda mais seguras.
  4. Evite sequências óbvias: Evite sequências óbvias de caracteres, como “123456” ou “abcdef”. Essas sequências são muito comuns e facilmente adivinhadas por hackers.
  5. Atualize regularmente: É importante alterar suas senhas regularmente, a cada três a seis meses. Isso diminui as chances de que suas senhas sejam descobertas por hackers.

Como armazenar suas senhas de forma segura

Use um Gerenciador de Senhas: Utilize um gerenciador de senhas confiável para armazenar todas as suas senhas de forma segura. Essas ferramentas criptografam suas informações e fornecem uma senha mestra para acessar todas as outras senhas de maneira conveniente.

Uma opção adicional é armazenar suas senhas offline, ou seja, em um local físico seguro, como um cofre ou uma caixa de segurança. Você pode optar por anotar as senhas em um papel e guardá-las em um local de confiança, longe do acesso não autorizado. Certifique-se de que o local seja reservado e de difícil acesso para terceiros.

Independentemente do método escolhido, é fundamental manter a segurança dos seus dispositivos, usar senhas fortes e únicas, além de adotar medidas adicionais, como autenticação de dois fatores, para fortalecer a proteção das suas senhas. Lembre-se de atualizar suas senhas periodicamente e não compartilhá-las com terceiros não confiáveis.

Como denunciar uma tentativa de Golpe

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de avaliações: 6

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.