Como bloquear celular roubado usando o IMEI

Atualizado em 06/02/2024

Uma maneira eficaz de proteger seus dados e impedir o uso indevido do seu telefone por criminosos é bloquear seu celular roubado usando o IMEI. Neste artigo, vamos explicar o que é o IMEI e como usá-lo para bloquear seu celular roubado, tanto para usuários de Android quanto iOS, diminuindo prejuízos financeiros

Porque bloquear o IMEI

Como descobrir IMEI

Como bloquear celular com IMEI

Por que é importante bloquear o IMEI em caso de roubo de celular?

O IMEI, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, é um número de identificação exclusivo atribuído a cada dispositivo móvel. Ele funciona como uma impressão digital para o seu telefone e não pode ser alterado, tornando-o uma ferramenta valiosa para rastrear e bloquear dispositivos perdidos ou roubados.

Ao bloqueá-lo, você desativa a capacidade do aparelho de realizar ligações, enviar SMS e acessar a internet móvel. Embora o IMEI não armazene informações pessoais, é crucial efetuar o bloqueio evitando que seja utilizado em atividades ilícitas que possam te associar indevidamente a algum crime.

📢 Teve seu celular roubado? Saiba como proteger suas informações e evitar maiores prejuízos.

Como descobrir o IMEI do seu celular

Esse número de identificação costuma ficar na Nota Fiscal da compra ou até mesmo na caixa do aparelho, mas, na falta destes dos itens, você ainda consegue descobrir o IMEI utilizando o buscador do sistema operacional. Veja como descobrir em cada caso:

Na caixa ou na Nota Fiscal procure por uma etiqueta na lateral ou no fundo da caixa com um número de 15 dígitos, logo em cima de um código de barras.

Utilizando o buscador do aparelho (caso você tenha o ”Find My” habilitado)

  • Para iPhone,  vá até o gerenciador de Apple ID e faça o login na sua conta icloud. Desça até a seção dispositivos e clique sobre o seu iPhone. Seu IMEI estará em ‘’detalhes do dispositivo’’.
  • Para Android, acesse ‘’Encontre o meu dispositivo’’ e Clique no ícone ‘’i’’ para visualizar o IMEI

Bloquear celular com o IMEI

Agora que você tem o IMEI do seu celular, aqui estão os passos para bloqueá-lo com o IMEI em caso de perda ou roubo:

  1. Ligue para a sua operadora de telefonia móvel e informe sobre a perda ou roubo do seu dispositivo.
    • Claro: 1052 (clientes Combo Multi devem ligar para 0800 72 36 626)
    • TIM: 1056
    • Vivo: 1058
    • Algar: 1055
    • Correios Celular: 10543
  2. Forneça o IMEI para a operadora, que pode ajudar a rastrear o telefone ou tomar medidas adicionais de segurança, como bloquear o acesso à rede.
  3. Além disso, você pode relatar o incidente às autoridades policiais e fornecer o IMEI como parte das informações de identificação ou incluí-lo no Boletim de Ocorrência.

Pronto, sua solicitação de bloqueio foi concluída com sucesso e a operadora tem até 24h para fazer concluir o bloqueio.

Como saber se o IMEI foi bloqueado?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza um site que possibilita a verificação do status do IMEI. Para realizar essa consulta, é necessário possuir o IMEI do aparelho e checar se o bloqueio foi concluído.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de avaliações: 10

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.